Também chamado de citologia especial, exame de líquidos. Compreende a análise das células presentes nos fluidos e secreções orgânicas, como urina, escarro, derrames pleurais, líquor, líquido ascítico entre outros, proporcionando informes valiosos para confirmar ou afastar o diagnóstico de determinadas doenças.
Exige técnica adequada de colheita, com e estreita correlação com dados clínicos.
O material é depositado e fixado em uma lâmina de vidro e submetido a processamento técnico.
O médico citopatologista estuda a morfologia dos elementos celulares e a luz dos dados clínicos interpreta e registra os achados.
O laudo tem caráter presuntivo necessitando correlação clínica, dados de imagem e ou estudo histopatológico se pertinente.
O Laboratório conserva em arquivo permanente o material já laudado (lâminas citológicas) e a disponibiliza para o paciente, a qualquer tempo.
Método:
Nos fluidos e líquidos, realizada técnica de citocentrifugação, com obtenção de concentrado especial, laminação e fixação alcoólica e posterior coloração pelo método de Papanicolaou modificado. Nas secreções, a amostra selecionada é laminada, fixada em álcool e corada pelo mesmo método. Montagem definitiva em bálsamo sintético e lamínula de 24x50mm.
Informes Técnicos:Para assegurar a qualidade do exame:
Urina:
O ideal para a pesquisa oncológica são três amostras, colhidas em dias diferentes, em frasco estéril, 30 a 50ml, evitar a primeira urina do dia. Ideal a urina retida por duas horas, após leve caminhada.
Se não puder se deslocar imediatamente ao laboratório, poderá ser conservada refrigerada (não congelar) e informar o fato quando da recepção do exame.
Escarro:
O ideal para a pesquisa oncológica são três amostras, colhidas em dias diferentes, em frasco limpo e seco.
Após higienização bucal, colher pela manhã. Em caso de dificuldade na obtenção do material, entrar em contato com o laboratório para orientações adicionais.
Se não puder se deslocar imediatamente ao laboratório, poderá ser conservado refrigerado (não congelar) e informar o fato quando da recepção do exame.
Produtos de derrames ou similares colhidos pelo médico:
Enviá-lo imediatamente ao laboratório ou fixar o material em álcool 90% ou absoluto na proporção de 1:1, álcool/líquido.
Uma vez retirada a agulha, o material poderá ser enviado na própria seringa de punção.
Para acondicionar, líquor, evitar frasco de vidro. (adesividade celular)
Na dúvida contatar o Laboratório.