É a estratégia mais moderna para o rastreio do câncer de colo uterino, recomendada internacionalmente. (American Cancer Society)
O Co-Teste é a associação da citologia líquida com o teste de HPV por métodos moleculares.
Vantagens da realização:
- Maior segurança - Sensibilidade 100%;
- Valor preditivo negativo 100%.
- Resultado em laudo único.
- Sugestões adaptadas das orientações e recomendações da FEBRASGO 2017
- Menores custos.
Por que fazer?
A infeção por vírus de alto risco é muito frequente.
A história habitual é a de uma infeção assintomática que cura espontaneamente (pode demorar um a dois anos).
A razão por que atualmente nos países desenvolvidos se defende o uso do teste de HPV, associado ao teste de Papanicolaou, na deteção precoce do câncer do colo uterino é permitir identificar as mulheres com infecção persistente (risco aumentado de câncer do colo do útero).
À luz dos conhecimentos atuais, isto significa que uma mulher com uma citologia normal e um teste de HPV negativo não é considerada uma mulher de risco para câncer do colo.
No entanto, se citologia normal e teste de HPV positivo, terá de ser avaliado o tipo de infecção.
Na maioria dos casos o teste repetido ao fim de 12 meses torna-se negativo, mas se for positivo (infeção persistente) significa que há um risco aumentado de vir a desenvolver o câncer.
As mulheres deste último grupo têm que ser vigiadas (6 em 6 meses, um ano no máximo) com o objetivo de detectar e tratar qualquer lesão que surja no colo (tratamento precoce).
A identificação do tipo de vírus (genotipagem) dá uma ideia de prognóstico.
A quem está indicado:
Às mulheres com idade entre 30 e 65 anos. As diretrizes mundiais de combate ao câncer recomendam que mulheres nessa faixa etária façam um teste de HPV com um exame de Papanicolaou (co-teste) a cada cinco anos.
E paciente de qualquer idade que tenha um resultado anormal em um exame de Papanicolaou.
O teste de HPV não é recomendado para mulheres com menos de 30 anos que tiveram resultados normais no exame de Papanicolaou. O câncer do colo do útero é raro nessa faixa etária, mas as infecções por HPV são comuns. Porem, a maioria das infecções por HPV em mulheres jovens involuem.
Como requisitar o Co-Teste?
O seu ginecologista é quem melhor a poderá aconselhar e será ele a requisitar a sua análise, requisitando a citologia e o teste de HPV em simultâneo.
Orientações da coleta:
Você não deve fazer o teste enquanto estiver menstruada. Você também deve evitar certas atividades antes do teste. Começando dois dias antes do teste, você: