Caso da semana 22
Paciente de 53 anos masculino, apresenta uma lesão nodular em cólon sigmoide de 3,8cm x2,5 x1,8 cm, constituida por tecido amarelado, lobulado e untuoso, parcialmente revestido por mucosa. Apresenta também uma lesão polipoide em mucosa retal com 1,5 x1 x 0,8 cm.
No espécime de número um vemos se tratar de um lipoma colônico, porém em sua mucosa sobrejacente há uma lesão epitelial neoplásica.
Caracteriza-se por formações glandulares desordenadas, por vezes de aspecto cribriforme, constituidas estas por células com atipias francas, mitoses frequentes e embolia vascular. Diagnosticado como um adenocarcinoma, neoplasia maligna, em uma lesão adenomatosa vilosa pré-existente. O espécime obtido da mucosa retal tratava-se também de uma neoplasia polipoide epitelial, um adenoma túbulo viloso, mas já com focos de displasia de alto grau.
H&E 200x - Adenoc. / Lipoma | H&E 400x - Adenocarcinoma | H&E 400x - Lipoma |
Considerações:
Os lipomas representam a lesão mesenquimal submucosa mais comum do colon.
Mais comum em pacientes idosos, geralmente solitários, podem ter alterações adenomatosas ou já malignas na mucosa sobrejacente, como neste caso.
O mais comum são os adenomas.
A Síndrome de Cowden deve ser investigada.
Síndrome de Cowden (síndrome autossômica dominante com mutações no PTEN; causa hamartomas em pele, tireoide e trato gastrointestinal; aumentando o risco de câncer colorretal em até 16%. (Clin Cancer Res 2012;18:400)
Postado em: http//: www.instagram,com/citolablaboratorio
Imagens: