COVID-19. Pandemia global, a responsabilidade é de todos.
COVID-19 (Coronavirus Disease 2019)
É uma doença infeciosa causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2).
O nome COVID -19 foi retirado das palavras “corona”, “vírus” e “doença”, com 2019 representando o ano em que surgiu (o surto foi relatado à OMS em 31 de dezembro de 2019).
O SARS-CoV-2 foi identificado pela primeira vez em seres humanos em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China. Pensa-se que o SARS-CoV-2 seja de origem animal. O surto inicial deu origem a uma pandemia global. Os coronavírus são uma grande família de vírus que causam várias doenças respiratórias, desde doenças ligeiras como a constipação até doenças mais graves como a síndrome respiratória aguda grave (SARS). Entre outras epidemias causadas por coronavírus estão a epidemia de SARS em 2002-2003 e a epidemia de síndrome respiratória do Médio Oriente (MERS) em 2012.
Sintomas mais comuns: febre, tosse e dificuldade em respirar.
80% dos casos confirmados são ligeiros ou assintomáticos.
15% são infecções graves que necessitam de oxigênio.
5% são infeções muito graves que necessitam de ventilação.
Os casos mais graves podem evoluir para pneumonia grave com insuficiência respiratória grave, falência de vários órgãos e óbito.
Transmissão: A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
- gotículas de saliva;
-
espirro;
-
tosse;
-
catarro;
-
contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
-
contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
O intervalo de tempo entre a exposição ao vírus e o início dos sintomas é de 2 a 14 dias, sendo em média 5 dias.
Fatores de risco: Idade avançada e doenças crônicas graves como doenças cardiovasculares, diabetes ou doenças pulmonares.
Diagnóstico: É suspeito com base nos sintomas e fatores de risco e confirmado com exame para detecção de RNA viral em amostras de muco ou de sangue.
Medidas de prevenção:
Lavagem frequente das mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Na impossibilidade de água e sabão higienizar com álcool em gel.
Distanciamento social, evitar o contato próximo com outras pessoas.
Evitar tocar o rosto (olhos, nariz e boca) com as mão não lavadas.
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
Utilização de máscaras cirúrgicas, tnt ou de tecido lavável por todos, pessoas infectadas e não infectadas. Recomenda-se não sair de casa sem ela. Evitar tocá-la durante o uso, e após, descartar ou lavar imediatamente, se de tecido, com água e sabão. O uso de máscaras especiais, N95, PFF2 e PFF3 reservar para os profissionais de saúde e contatos dos doentes.
Desinfecção com álcool 70% ou domissanitários de objetos e superfícies tocados com frequência, como aparelhos celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, bancadas, etc.
Tratamento:
Não existe vacina ou tratamento antiviral específico para a doença.
O tratamento consiste no alívio dos sintomas e cuidados de apoio.
Casos com sintomas leves conseguem se recuperar em casa.
No Brasil:
O primeiro caso notificado de COVID 19 foi no estado de São Paulo em 25 de março em paciente de 61 anos, que esteve em viagem à Itália.
Em 29 de fevereiro confirmou-se a transmissão comunitária para todo território nacional.
Em 20 de março iniciou-se a quarentena em vários estados brasileiros, no intuito de diminuir a velocidade de disseminação do vírus e com isso não colapsar precocemente o sistema de atendimento hospitalar; o que seria determinante para muitos óbitos.
O Laboratório:
Nós do CITOLAB, dada a natureza do nosso trabalho, não podemos participar da quarentena, porém, além de atender prontamente todas as orientações da OMS e dos órgãos municipais e estaduais de saúde para a proteção dos nossos colaboradores, estamos emitindo diariamente nas redes sociais, informações, alertas e orientações de prevenção da COVID 19, o que acreditamos ser também mais uma forma de ajudar.
Ajude você também, obedeça a quarentena, permanecendo em casa. Evite aglomerações, visitas e reuniões. Respeite a distância social, de 1,5 a 2 metros. Proteja seus idosos. Previna-se.
CITOLAB, sempre com você.