CÂNCER RENAL - Conheça, informe-se
DIA MUNDIAL DO CÂNCER RENAL
Por: Dr. Eduardo Morais de Castro, MSc, CRM 34576 - RQE 19116 - Médico Patologista e nefropatologista do Citolab Laboratório.
Uma data é escolhida anualmente, no mês de junho, com o objetivo de conscientizar sobre o câncer renal: é o Dia Mundial do Câncer Renal.
Neste ano de 2022, será dia 18 de junho.
O câncer renal é pouco discutido na mídia, pelo fato de não ser tão frequente quanto os tumores de mama ou próstata, por exemplo.
Conhecer e informar-se sobre esta doença é importante pois se diagnosticada em seus estágios iniciais há grande chance de cura completa.
Por isso, selecionamos dez perguntas/respostas importantes sobre o tema que o fará conhecer melhor este inimigo silencioso.
1) Todos os tumores renais são malignos?
Não. Existem neoplasias benignas e malignas, as quais chamamos de câncer. Estas possuem subtipos histológicos diferentes, sendo que o carcinoma de células claras é o mais comum.
2) O câncer de rim é frequente?
Apesar de não ser muito comum, representa cerca de 3% dos cânceres nos adultos.
3) O câncer de rim acontece preferencialmente em que faixa etária?
Os mais acometidos são adultos entre 50 e 70 anos.
4) Ele é mais comum em homens ou mulheres?
Estatísticas mostram que homens são duas vezes mais acometidos que mulheres.
5) Crianças podem ter câncer renal?
Sim. O nefroblastoma ou tumor Wilms é o câncer renal mais comum na infância.
6) Em que estágio se encontra a neoplasia no momento do diagnóstico?
Cerca de metade dos pacientes apresentam a doença restrita ao rim; a outra metade já apresenta acometimento de linfonodos ou outros órgãos, no momento do diagnóstico.
7) Quais são os fatores de risco relacionados ao câncer renal?
Os mais conhecidos são: tabagismo, obesidade, hipertensão arterial, diálise e história familiar dessa doença.
8) Quais são as manifestações clínicas da neoplasia?
Na maioria das vezes, a neoplasia é descoberta acidentalmente durante a realização de um exame radiológico (exame de imagem). Alguns pacientes apresentam dor na região lombar, hematúria (presença de sangue na urina) ou uma massa palpável no abdome.
9) Como é feito o diagnóstico do câncer renal?
Na maioria das vezes, é realizado por exames de imagem. A biópsia por agulha pode ser utilizada em situações especiais.
10) E o tratamento?
O tratamento de escolha é a cirurgia. O rim pode ser totalmente ou parcialmente removido, a depender da localização e tamanho do tumor. Atualmente, tem-se descrito o papel de vários agentes imunoterápicos, utilizados em situações específicas.
É importante ficar atento a manifestações clínicas que possam indicar a presença de uma neoplasia renal, uma vez que o diagnóstico em estágios iniciais aumenta consideravelmente as chances de cura. Em caso de dúvidas, procure um urologista para maiores esclarecimentos.